Quem é o treinador português que impressionou Lula?
Nem só de Dilma Rousseff, do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional, da Polícia Federal, de ministérios, da Receita Federal, do juiz Sérgio Moro ou de tomadas de posse fala Lula da Silva nas gravações a que foi sujeito pela Operação Lava-Jato, que investiga o escândalo de corrupção na Petrobras. Não: Lula fala também de futebol. E logo para elogiar o um treinador português – o único em todo o Brasil – ao serviço da tradicional mas modesta Ferroviária de Araraquara.
“Ouvi uma entrevista do técnico da Ferroviária, ele é português”, disse Lula a Edinho Silva, influente ministro da Comunicação do governo Dilma, alto quadro do Partido dos Trabalhadores, natural de Araraquara e adepto da Ferroviária. “Fiquei impressionado com a entrevista dele, o cara é bom, como é que ele foi parar na Ferroviária?”, pergunta o ex-presidente, de 70 anos, em chamada mantida em fevereiro.
O treinador que impressionou Lula chama-se Sérgio Vieira, tem 33 anos, e uma extensa carreira como observador e adjunto em clubes portugueses, após ter abandonado os relvados aos 21 anos, por sentir não ter condições de se tornar um ponta-de-lança de qualidade. Vieira, natural da Póvoa do Lanhoso mas a viver em Braga quase toda a vida, passou por Naval, Académica, Sporting de Braga, duas vezes, e pelo Sporting, onde chegou como membro da equipa técnica de Domingos Paciência, em 2011. Trabalhou também com Manuel Machado, Franky Vercauteren, Sá Pinto ou Jesualdo Ferreira, entre outros.